Essa boa resenha de Aleister Crowley and the Hidden Gods foi recentemente enviada para o site da Starfire Publishing. Tendo sido originalmente publicada na edição de Maio/2013 da Revista Australiana 'Living Traditions'.
É
difícil para muitos magistas modernos
de qualquer tradição pensar no
que havia antes de Kenneth Grant.
Thelema antes da publicação
de The Magical Revival, em
1972, era uma "balaio de gatos" muito diferente. Grant
transformou a face da magick, não só consolidando a
sua própria reputação como o magista
mais inovador de todos os tempos, mas revolucionando a
nossa compreensão de Qabalah, Tantra
e a relação entre o oriente e o ocidente.
Olhando para trás, é difícil explicar a radical mudança que o trabalho de Kenneth Grant
trouxe para Thelema
e a magick em
geral. Suas obras são agora itens
necessários em qualquer biblioteca de magistas e ainda,
sua abordagem ofereceu uma visão muito diferente de Thelema com sua exploração de magia sexual e
a natureza do lado negro causando muita polêmica.
Aleister Crowley
and the Hidden Gods explora
ainda mais os temas das tendências mais obscuras da magick focando sobre a natureza da magia sexual. A capacidade de Grant de oferecer uma síntese abrangente do Vama Marga e
do Culto da Mulher Escarlate ainda é uma
das mais perspicazes já oferecidas. Seu
trabalho sobre magia dos sonhos tem continuado a influenciar praticantes hoje;
eu, particularmente, vejo
sua ressonância e requinte no tradicional Cultus Sabbati
do já falecido Andrew
Chumbley.
Grant oferece um resumo da vida e dos ensinamentos de Aleister
Crowley e investiga os seus significados esotéricos
e tântricos em comparação com os Tantras e outras tradições. Grant também explora os significados mais profundos das técnicas mágicas utilizadas na Golden Dawn e outras
ordens ocultistas.
Um dos
elementos-chave de Aleister Crowley and the Hidden Gods é a fórmula de Babalon ou a Mulher
Escarlate e o uso sagrado
do sexo e fluidos corporais ou Kalas, do
qual Grant revela a existência de um ciclo de 16 tipos. Essa seqüência está relacionada ao verdadeiro
significado do poder da serpente ou
Kundalini. Embora muitos tenham visto o Liber Al
vel Legis (o
Livro da Lei), só como um texto espiritual, Grant
lhe confere profundidade
especial pela transmissão recebida tal como
um Tantra. É
a mesma coisa com a O.T.O. que a maioria via
como uma estrutura administrativa ou ritual simples, mas
que Grant revela
manter intenso e profundo
o significado tântrico.
Controle de Sonho tem uma longa história, incluindo dentro das
seitas do Budismo Tibetano e do Hinduísmo;
Dion Fortune e
Austin Osman Spare
também tinham suas
próprias técnicas e métodos. Grant explora em detalhes o controle do sonho através da magia sexual.
A singularidade do método tântrico ensinado por
Crowley é que tem o potencial
para ser ligada a terra e,
portanto, efetivamente transformar
a realidade.
Estendendo-se daí esta é uma
verdadeira compreensão do Sabbat
das bruxas e da natureza
secreta da bruxaria como
encontrado no uso da magia
sexual e do poder da Kundalini
Algumas
explorações continuam a ter um efeito de caminho além de Thelema dentro
da Bruxaria Tradicional e aqueles que buscam uma abordagem mais profunda
para a Arte. Como
este trabalho perspicaz continua Grant a explorar
como o microcosmo e o macrocosmo
são inter-relacionados e os mistérios que se encontram no corpo, planetas e
forças além do espaço e tempo.
Esta é uma
soberba nova edição de uma obra importante, que ainda é relevante hoje, quando muitos têm criticado a visão de Grant, mas ninguém tem se aproximado o suficiente e oferecido uma
alternativa viável para esse assunto que fosse uma
crítica realmente válida.
Embora muitos textos sobre Tantra Hindu e Budista
tenham sido publicados desde os anos de
1970, especialmente no campo da Vajrayana,
nenhum invalidou a exposição de Tantra sexual de Grant,
simplesmente forneceu mais detalhes.
Aleister Crowley
and the Hidden Gods foi novamente
diagramado, erros corrigidos a
partir da própria cópia de Kenneth
Grant do livro e incluídas
novas imagens e algumas das gravuras antigas foram agora reproduzidas a
cores.
________________________________
A permissão para reproduzir esta resenha é dada , em parte ou na íntegra, desde que “Living Traditions” seja creditado como a fonte e o endereço do site seja incluído.
©Tradução de Lília Palmeira - 2013
©Revisão de Cláudio César de Carvalho - 2013